Procurar

Projeto “Heróis da Fruta” regressa às escolas com inscrições abertas até 31 de outubro

O projeto “Heróis da Fruta” está de volta às escolas do distrito de Vila Real no ano letivo 2025/2026, com o objetivo de continuar a promover hábitos alimentares saudáveis entre as crianças. Nesta 15.ª edição, 236 alunos de 12 turmas do distrito já garantiram a sua participação no maior desafio escolar sobre alimentação saudável em Portugal.

As inscrições são gratuitas e decorrem até 31 de outubro em heroisdafruta.com/inscricoes2025.

Criado em 2011 pela Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI), o programa já envolveu mais de 1 milhão de crianças e tem demonstrado resultados consistentes na melhoria dos hábitos alimentares diários. Nesta edição, o projeto conta pela primeira vez com o apoio principal da BNP Paribas Cardif, reforçando o compromisso de ambas as entidades com a promoção da saúde infantil e a prevenção da obesidade.

De acordo com o Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (ISAMB/FMUL), o programa aumentou em média 22,6% a ingestão de lanches escolares mais nutritivos nas turmas participantes, e 52,8% das crianças experimentaram frutas ou hortícolas novas.

Mário Silva, presidente da APCOI, sublinha que esta parceria permitirá chegar a ainda mais escolas e crianças, “inspirando hábitos transformadores com impactos muito positivos na saúde das próximas gerações”.

Prémios para todas as turmas

Nesta edição, todas as turmas que completarem o desafio de cinco semanas terão prémios garantidos, incluindo diplomas, autocolantes “Heróis da Fruta”, vouchers familiares e o livro-jogo “Heróis da Fruta”, além de participarem na cerimónia oficial online de entrega de prémios com as mascotes Sushi, Yoga e Tuktuk.

O desafio destina-se a turmas do pré-escolar e 1.º ciclo, de escolas públicas e privadas, incluindo jardins de infância e ATL, e combina música, storytelling e gamificação para ensinar bons hábitos alimentares de forma divertida.

Discover more from KomunicaMagazine

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading