Verín, em Ourense (Espanha), prepara-se para a quinta edição da grande Festa da Cerveja, um evento que acontece este fim de semana, 10 e 11 de outubro, e que promete animação, boa gastronomia e muita música, no Parque da Preguiza. À Komunica Magazine, o vereador do município galego, Manuel Lorenzo, revelou as novidades deste ano.
Como vai ser esta edição?
Manuel Lourenzo | Como podem ver, estamos a montar uma tenda gigante, com 60 metros de comprimento por 20 de largura, para que, se estiver frio ou a chover, as pessoas possam desfrutar da festa confortavelmente no interior. Dentro da tenda vai haver, além das cervejas, vários postos de comida com muita variedade, desde pernil, polvo, presunto, hambúrgueres, salsichas, waffles com creme… enfim, de tudo um pouco.
E em relação às cervejas, quantas variedades vão estar disponíveis?
Mais de vinte! Teremos marcas nacionais e internacionais, com destaque para a Super Bock, Estrella Galicia e muitas outras. Vai haver opções para todos os gostos.
A música também faz parte da festa. O que está previsto?
Sim, a música está garantida! Será uma grande festa, com muita gente, como sempre. Nos anos anteriores tivemos uma adesão muito grande, os postos venderam bem, os visitantes ficaram satisfeitos, e por isso este ano repetimos e queremos continuar a crescer.
Teremos música ao vivo, e depois concertos à meia-noite: na sexta-feira, dia 10, atuam Os Tresillos, e no sábado há outro concerto muito bom dos En Mala Hora. Queremos que as pessoas venham e desfrutem.
Porquê realizar este evento nesta altura do ano?
Este é já o quinto ano da Festa da Cerveja. A ideia surgiu porque, no outono, havia pouca atividade, saímos do verão, com muitas festas e movimento, e depois havia um vazio até ao Natal. Queríamos criar algo para animar essa época e decidimos apostar numa festa que combinasse cerveja e gastronomia. O outono também merece ser um tempo de festa, com eventos como o da castanha, dos cogumelos… e este veio para se juntar a essa tradição, mas em grande.

Costuma haver também muitos visitantes portugueses, especialmente de Chaves. Quer deixar-lhes um convite?
Claro! Estão todos convidados, especialmente os nossos vizinhos de Portugal. São sempre muito bem acolhidos aqui em Verín, e queremos que venham passar um bom bocado, desfrutar da comida, da cerveja e da música. São sempre bem-vindos.
Boa cerveja, boa comida e boa música parecem ser a receita perfeita para o próximo fim de semana.
Exatamente! Que venha muita gente, que desfrute e que passe bons momentos connosco.
Conteúdo com apoio à produção.


