Procurar

Feira dos Santos | Concursos pecuários, feira do gado e festival do polvo reforçam tradição e dinamismo em Chaves

A manhã de sexta-feira, dia 31, ficou marcada pelos tradicionais concursos pecuários que todos os anos integram o programa da Feira dos Santos, em Chaves. O recinto do Forte de São Neutel recebeu o XXII Concurso Nacional Pecuário de Raça Barrosã e Mirandesa, o XI Concurso Concelhio de Suínos de Raça Bísara, o IX Concurso Concelhio de Ovinos de Raça Churra Galega Bragançana Branca e o X Concurso de Cão de Gado Transmontano.

Apesar da chuva, o público e os produtores marcaram presença em força, confirmando a importância destas iniciativas na valorização das raças autóctones e na promoção do setor agropecuário da região.

O presidente da Associação Empresarial do Alto Tâmega (ACISAT), Vítor Pimentel, destacou a forte participação, apesar das condições meteorológicas adversas.

“Houve muita gente a participar. Naturalmente, com o tempo assim, há sempre algumas desistências, mas os concursos decorreram com muita adesão. A chuva faz parte da Feira dos Santos e não é ela que demove as pessoas de participarem”, afirmou.

O responsável explicou ainda que este ano se registou a ausência de uma das raças a concurso, devido a questões nacionais relacionadas com o júri, o que reduziu ligeiramente o número de animais em exibição. Ainda assim, considerou o balanço “muito positivo”, sublinhando o empenho de produtores, visitantes e da organização.

Enquanto decorriam os concursos, a Feira do Gado e o Festival do Polvo também animavam a cidade. À tarde foi a vez do Teatro Experimental Flaviense (TEF) e as Concertinas do Monumento abrilhantarem o certame confirmando que a Feira dos Santos é um dos maiores eventos do norte do país, unindo tradição, agricultura, cultura e convívio.

*Conteúdo com apoio à produção.

Discover more from KomunicaMagazine

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading