International Meeting 24 | Chaves vai ser palco do maior encontro de motas BMW

A cidade de Chaves vai ser o quartel general do International Meeting 2024, o maior encontro europeu de motas BMW. Entre os dias 17 e 19 de maio são esperados mais de 200 participantes oriundos de toda a parte do mundo.

O International Meeting acontece desde 2011 e é destinado a amantes das duas rodas da marca BMW das séries K1200LT e K1600. Trata-se de um encontro que promove o convívio entre os seus participantes e ao mesmo tempo dá a conhecer as estradas mais emblemáticas dos diferentes países por onde a caravana de motocicletas vai passando.

Tendo como pano de fundo a mítica Nacional 2, com o seu quilómetro zero na freguesia da Madalena, a organização refere que já estão inscritos motociclistas de 12 nacionalidades diferentes.

“Neste passeio mototurístico daremos a conhecer os primeiros quilómetros da N2, vamos levá-los a conhecer um bocadinho do Douro e, regressando ao Alto Tâmega e Barroso, encerraremos o evento em festa, como é apanágio deste grupo de amigos, no Hotel Premium Chaves”, disse Ricardo Matias da CKLT, na apresentação da iniciativa.

Embora o evento esteja ligado à BMW, Ricardo Matias sublinha que todos os motociclistas são bem-vindos. As inscrições abriram a 25 de dezembro e encerram no final de abril, tendo já mais de 150 participantes inscritos e 80 motas confirmadas, oriundas de Itália, Espanha, França, Grã-Bretanha, Bélgica, Holanda, Alemanha, Eslováquia, Suíça, Estados Unidos da América e de todo Portugal.

“O que muito nos apraz registar porque é efetivamente um sinal de sucesso e de afirmação do próprio evento dentro das perspetivas que procuramos inseri-lo”, afirmou.

O responsável acredita que a visita dos mototuristas ajudará a promover o concelho através dos meios de comunicação mas também muito do “passa a palavra” para todo o mundo.

“Graças à colaboração e a aposta que fizemos também no município de Chaves e pela forma como nos acolheram esperamos que seja um sucesso e que correspondam às expectativas de todos”, acrescentou Ricardo Matias.

Afirmar Chaves no Mundo

Satisfeito com a escolha, o presidente da Câmara de Chaves salientou o património histórico e cultural da cidade flaviense, mas também da região, assim como a sua gastronomia, ingredientes que acredita que irão fazer as delícias das centenas de participantes.

“Para nós é importante que as pessoas desfrutem, não apenas de Chaves, mas também dos concelhos vizinhos e tudo aquilo que existe na nossa região. Acreditamos muito que é desta relação de simbiose e de partilha que podemos crescer”, sublinhou.

Nuno Vaz lembrou ainda que nos últimos anos Chaves tem sido palco de várias iniciativas ligadas às motas que, na sua opinião, “representam mais uma forma para partilhar, comunicar e sobretudo afirmar Chaves”.

“Esta ideia da partilha, da comunhão e da multiplicação de quem nos visita, que tem no centro a ambição de fruir e conhecer o território, nestas iniciativas são vantajosas porque as pessoas vêm, estão serenamente, conhecem e depois vão partilhar a experiência seguramente”, disse.

“O que nós desejamos sempre com instrumentos diferentes é chegarmos a mais público-alvo. As redes que estão criadas, as formas de chegar a novos motociclistas, os vários suportes digitais, permitem-nos projetar Chaves”, concluiu o presidente da Câmara de Chaves.

O território, as paisagens e a gastronomia

Sobre o programa do 12º. International Meeting 2024, com início a 17 de maio, Ricardo Matias revela que depois da receção dos participantes, os mesmos vão poder conhecer Chaves, através de uma visita guiada que inclui os principais pontos turísticos da cidade, como o Museu da Região Flaviense e o Museu das Termas Romanas, e degustar da gastronomia local.

No dia seguinte, as motas BMW partirão para a região do Douro vinhateiro onde terão a oportunidade de conhecer as paisagens naturais, uma das principais quintas de produção de vinho e uma das maiores adegas da zona.

“Vamos fazer um passeio com cerca de 200 quilómetros, com a duração de cinco horas. A velocidade média é muito baixa, para as pessoas poderem usufruir da paisagem que é também um dos principais objetivos”, lembrou António Leitão, que também faz parte da organização.

O terceiro e último dia do encontro vai privilegiar o Parque Natural de Pedras Salgadas, no concelho de Vila Pouca de Aguiar.

Esta iniciativa é apoiada pelo município de Chaves e pela empresa Ideias Essenciais Tours e Eventos, responsável por apresentar os principais pontos turísticos da cidade.

Recentes

Categorias

Redes Sociais

Discover more from KomunicaMagazine

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading